Dança sem Sombra - Festival Internacional Filmes de Dança e Performance


Introdução

Todos os dias interagimos com ideias, imagens, movimentos, grafismos, sombras, corpos, detalhes e gestos, mas só quando lhes damos nomes é que verdadeiramente interagimos com eles, é nesse instante que um objecto, uma imagem, um som que nos era “invisível” se torna “visível”.

É este o principal objectivo do Festival Dança sem Sombra, tornar visível o que ainda é invisível. O Festival Dança sem Sombra procura, dentro de novos mundos da imaginação, a troca e o confronto entre culturas, experiências, métodos, visões, saberes e afectos, com a profundidade e a subtileza centradas nos binómios pensamento/acção e criatividade/inovação.

O Festival Dança sem Sombra centra-se na diversidade de métodos e resultados da expressão audiovisual urbana e na criatividade cinemática que nasce através do corpo na imagem, com dedicação e rigor estético e narrativo.

Todos os filmes que despertam empatia, interagem connosco como se o objecto fílmico e o homem fossem um só. No domínio das artes, particularmente das artes do corpo – dança, circo, performance etc., o corpo destaca-se como o instrumento fundamental.

Dança sem Sombra - Festival Internacional Filmes de Dança e Performance promove uma visão abrangente, integradora e desafiante de inquietações, discursos e fazeres diversos que tornam visível o “invisível”.
Pedro Sena Nunes

Festival
• Terá este ano a sua primeira edição e nasceu da Mostra Internacional Dança sem Sombra que foi concebida em 2004 com uma programação inter-disciplinar e na qual participaram ao longo das três edições anteriores mais de sessenta criadores e companhias representadas por realizadores, coreógrafos, performers, músicos e intérpretes.

• Surgiu do desejo urgente de exibir filmes nacionais e internacionais, de curta-metragem, com novas abordagens narrativas, artísticas, abstractas ou experimentais, com destaque para os olhares que procuram a relação corpo-dança e corpo-performance com a câmara.

• Promove e oferece visibilidade às mais variadas formas de expressão artística que se centram no cruzamento das linguagens do vídeo/cinema e da dança/performance, através da exibição de recentes produções de vídeo-dança, vídeo-arte, vídeo-experimental, documentário e outros géneros que reflectem, exploram e apresentam soluções estéticas e técnicas da criação de personagens e/ou representação do corpo no ecrã com forte organização narrativa e economia de diálogos com um pensamento coreográfico entre câmara e corpo.

• Baseia-se num conceito original que interliga as áreas dedicadas ao binómio corpo-tecnologia, com destaque para a presença do corpo na imagem-ecrã no mundo contemporâneo.

• Procura promover a exibição/divulgação dos mais diversos actos imaginativos e manifestações artísticas, assim como a descoberta e promoção dos impulsos de novos talentos criadores, destacando o trabalho de todos os que hoje fazem da criação cine-videográfica um território de descobertas com resultados inovadores e amplos.

Data e Local

Dança sem Sombra - Festival Internacional Filmes de Dança e Performance realizar-se-á em Novembro de 2009 durante três dias 24, 25 e 26, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

Regulamento

1. A Data limite de inscrição no concurso é dia 30 de Setembro de 2009, vigora a data do correio.
2. A obra a concurso deve ser original e propor a relação do corpo com o som/imagem nos géneros: video-dança, video-performance, vídeo-arte, video-experimental ou documentários de dança e performance.
3. A obra pode ser apresentada por qualquer pessoa ou entidade e deve ser enviada em suporte DVD (multi-zona).
4. A duração das obras não deve exceder 20 minutos.
5. Cada concorrente só pode inscrever 2 obras por concurso.
6. Juntamente com o formulário de inscrição é preciso enviar 2 fotografias da obra e 1 fotografia do realizador (identificadas e com resolução mínima de 300 dpi, formato TIFF ou JPEG). O envio poderá ser feito por correio (em formato digital) ou por email para voarte@voarte.com.
7. Todas as obras com diálogos devem ser entregues legendadas em inglês.
8. Ao prémio Jovem Realizador só podem concorrer realizadores com nacionalidade portuguesa com idade limite de 30 anos à data de 26.11.2009.
9. As inscrições devem ser feitas em nome do representante da obra.
10. No formulário de inscrição deve constar a autorização do(s) autor(es) da obra para a exibição no Festival e respectivas extensões
11. A recepção do material é confirmada através de email, assim como o resultado da selecção das obras e os resultados finais do Festival.
12. Os materiais enviados para concurso não serão devolvidos e passarão a integrar o acervo da Associação Vo’Arte.
13. A exibição será feita em DVD ou noutro formato, caso seja necessário.
14. Para além dos prémios estabelecidos, o júri pode atribuir menções honrosas.
15. A participação no concurso implica a aceitação das condições e regras deste regulamento.
16. Os casos omissos serão resolvidos pela Organização.
17. A Associação Vo´Arte reserva o direito de introduzir alterações necessárias ao presente regulamento, dando disso conhecimento a todos os concorrentes.

Direitos de Autor

Será necessária uma autorização de cedência dos direitos de autor para a exibição das obras no Festival e respectivas extensões. A autorização deve acompanhar a obra a concurso.

Júri

Dança sem Sombra - Festival Internacional Filmes de Dança e Performance contará com 3 júris diferentes: júri oficial, constituído por profissionais das áreas, júri escolas, constituído por alunos de escolas de dança e audiovisuais, e júri público, que votará no final de cada sessão.

Nota: O Júri reserva-se o direito de não atribuir quaisquer prémios ou menções honrosas, caso considere que as obras a concurso não reúnam as condições necessárias de qualidade.
A decisão final do júri é soberana, não havendo lugar a recurso.

Prémios

Dança sem Sombra - Festival Internacional Filmes de Dança e Performance atribuirá 7 prémios:
Prémio Melhor Filme do Festival, Prémio Melhor Intérprete Masculino, Prémio Melhor Intérprete Feminino, Prémio Jovem Realizador Português, Prémio Melhor Filme, Prémio Melhor Filme do Público e Prémio Melhor Filme Nacional, segundo critérios de criatividade, inovação, relação imagem/som e montagem.

Júri Oficial do Festival | Júri constituído por criadores de renome
Prémio Melhor Filme do Festival | Valor € 500 (quinhentos euros)
Prémio Melhor Intérprete Masculino
Prémio Melhor Intérprete Feminino

Júri Escolas | Júri constituído por alunos de várias instituições de ensino de cinema e dança
Prémio Jovem Realizador Português | Valor € 300 (trezentos euros)
Para trabalhos a concurso de realizadores com menos de 30 anos.
Nota: Deve haver referência a este prémio no genérico do próximo trabalho do premiado.
Prémio Melhor Filme

Júri Público | Júri constituido pelo público presente nas sessões do festival
Prémio Melhor Filme do Público
Será atribuído ao trabalho que reunir mais votos do Público

Equipa Festival
Prémio Melhor Filme Nacional | Participação Workshop Vo’Arte

Organização

Dança sem Sombra - Festival Internacional Filmes de Dança e Performance é organizado pela Associação Vo’Arte em co-produção com o São Luiz Teatro Municipal.
Em 12 anos de actividades artísticas, privadas e públicas, com um registo itinerante, oferecendo a quem participou diferentes territórios imaginários, arquitectónicos, humanos e criativos com corpos dançados ou dançantes, a Vo’Arte tem habitado e adoptado os mais variados espaços e procurou sempre transformar-se numa processadora de memória sensorial com um registo contemporâneo do Território, conquistando vários públicos e contribuindo para uma maior visibilidade da paisagem artística portuguesa por via do Lugar à Dança - Festival Internacional em Paisagens Urbanas, Coimbra Dança e Mostra Arte NonStop, assim como todas as suas criações transdisciplinares.

Inscrições | Contacto

O formulário deve ser enviado via email voarte@voarte.com e o dvd da obra por correio para:

Dança sem Sombra - Festival Internacional Filmes de Dança e Performance
Associação Vo’Arte
Rua de S. Domingos à Lapa, nº 8N
1200-835 Lisboa
PORTUGAL

Para esclarecimentos, telefone +351 21 393 24 10 ou e-mail voarte@voarte.com


Data limite de inscrição 30 de Setembro de 2009
Contamos com a vossa participação!


4 comentários:

Unknown disse...

Dear Dança sem Sombra,
On September 30 we' ve sent you, from Argentina, the application via post mail. Please let us know that you received this.
Thank you!!
Work Name: Plu.

Anónimo disse...

Great Blog here!! Keep up the good work. I have found it to be very informative, Thanks for all the help

Anónimo disse...

Gray panickedand fingered White House Counsel John Dean, whorefused to take the rap and rolled
over, instead, on - Nixon, who was trapped like a rat by Dean'srelentless, vengeful testimony and went all to piecesright in front of our eyes on TV.

DEVILISH IDEASThis so-called comic strip teaches slang and bad manners and encourages children to disrespect life,
lawmen, marriage, and their elders. DC SUPER HEROES
WONDER WOMAN YR TP DR PSYCHO CIRCUS CRIME
$4.

Feel free to surf to my website ... Monster Warlord H@Ck

Anónimo disse...

Asking questions are genuiսnely nice thing if you are not understanding
something totally, hoԝever this piece of writing givves good
understandіng even.

Heгe is my web page; online marketing blog